segunda-feira, 22 de março de 2010

Desigualdades

Na empresa onde trabalho uns são filhos da mãe e outros são filhos da p***!

Hoje tive a certeza desta dura afirmação.

Aqueles que já eram funcionários antes da E.P.E. mantêm todas as regalias e mais algumas.

Enquanto que nós os "desgraçadinhos" só temos deveres.

É basicamente isto: trabalhar, trabalhar, trabalhar, não subir na categoria, não ter direito a formação em serviço, usufruir de apenas 22 dias úteis de férias por ano e já vais com muita sorte.

Se ficarmos doentes, se formos a formações (que pasmem-se só aumentam os conhecimentos e aptidão para o trabalho e que aliás é um direito do trabalhador), se nos morrer um familiar, se formos fazer exames ou a consultas, estamos logo condenados à perda dos três dias de férias suplementares.

Também é verdade que em muitas destas circunstâncias eu até concordo com a falta justificada: eu não vou a consultas dentro do horário de trabalho, ou pelo menos, tento não ir, mas se não tiver alternativa lá terá que ser.

Mas as doenças não são controláveis. Eu não consigo prever se amanhã ou depois não me vai dar uma coisinha má e tenho de ficar uma semana de baixa! E se há uma justificação válida, tipo atestado médico, não vejo porque isso deva implicar a perda das férias suplementares. Mas até consigo aceitar isto +/-.

Agora perda dos três dias suplementares por presença em formações que ainda por cima tive de pagar do meu bolso, escandaliza-me e enraivece-me.

Mesmo.

Tenho o plano de férias para este ano todo estragado.

Hoje estou chateada com isto.

Amanhã já passou (espero eu).

6 comentários:

teessea disse...

Não passa, colega. A “gente” fica mesmo “chateada”. E depois ou não cede ou “funcionaliza-se”. E quem não se funcionaliza, fica sozinho/a. Ninguém o/a protege.

Acautele-se. Mas – permita-me o recurso à criptografia - “não deixe de ser quem é”.

Manteigas disse...

Colega,
Atente às palavras sábias do "druida". Permita-me entretanto que a aconselhe vivamente a não se "funcionalizar". Haverá, com certeza, outras formas de atenuar a "chateação" e uma coisa lhe garanto: - não ficará sozinha!

Vera disse...

E será que a tua E.P.E. é a mesma que a minha?!? como te compreendo...também descobri ontem que tinha 22 dias de férias...e porquê? porque me casei no ano passado...

big kiss

teessea disse...

Colega,

Noutra perspectiva, mas no mesmo contexto (por agora de modo sintético): - Qual é (foi) a legislação invocada para a decisão que motivou o seu “post”?

Agradeço-lhe a informação porque (parece-me, pelo que escreveu) contraria direitos basicos dos trabalhadores, quer das empresas privadas quer da administração pública.

Elsa disse...

Estou totalmente de acordo (leia-se enraivecida) contigo... isto é tudo uma grande treta, tal e qual como na minha instituição, acabei de entregar o meu plano de férias e a sensação é a mesma!!! rsrsrssss

Anónimo disse...

E agora pasma de vez: aqui disseram-me que ainda não receberam a informação do departamento jurídico que diz que isso é ilegal e continuam a querer roubar-me o último dia de bónus a que tinha direito por causa das formações!!! Só neste CS com gente tão parva é que vê disto!